Sobre Receitas da Vovó Fatima

A idéia desse site começou, depois de descobrir que o caderninho de receitas que tinha feito para a minha Mãe (Vovó Fatima), quando estava na segunda série tinha sumido e não sabíamos aonde ele tinha ido parar. Fiz esse caderno e entreguei para a Minha Mãe, com todo amor do mundo, passei horas na escola decorando as folhas e encapando de azul.

Era dia das mães e foi uma felicidade dar aquele caderninho de brochura encapado de papel azul, para ela anotar todas as receitas dela. A ideia de fazermos esse caderno foi minha, falei para a professora que minha Mãe era a melhor cozinheira do MUNDO e que queira colocar todas as receitas dela lá.

Imagina o tamanho da minha felicidade quando minha Mãe pegou o caderninho azul, me abraçou e disse que ia escrever as melhores receitas lá, para guardarmos para sempre…

Nossa, fiquei muito feliz e mais feliz ainda quando vi minha mãe colocando a primeira receita dela no Caderninho Azul, a primeira receita foi o Bolo de Polvilho Doce (em casa chamávamos de Bolo Queijadinha, se um dia você fizer a receita vai entender porque).

Passamos a colocar todas as nossas melhores receitas nesse caderno, mas ele sumiu e com ele sumiram não só o registro das nossas receitas, mas sim as minhas letras garranchudas de criança, a letra toda caprichada da minha irmã já adolescente, as receitas incríveis que minha mãe criava na hora e eu corria para anotar, porque sabia que ia ficar maravilhoso, tudo que minha mãe faz na Cozinha fica maravilhoso. Ela cozinha com Amor.

A vovó Fatima tem muitos Netos que enchem a casa e são a alegria da vida dela, ama a casa cheia e mesa farta, acorda cerdo e começa a cozinhar e passa boa parte de sua vida na cozinha e faz isso com prazer. É o tipo de comida que chamo de comida de conforto, comida que traz felicidade, que não tem como não elogiar e não tem como não repetir.

Mas sobre o Caderno, ele não estava mais lá, na gaveta onde ele sempre ficava. Com isso, não é que as receitas sumiram, porque elas estão na cabeça da minha mãe… Mas parte da nossa história na cozinha se foi, simplesmente desapareceu. Pode parecer muito dramático isso, mas foi o que me fez pensar que de alguma maneira queria pode eternizar as receitas da Minha Mãe.

E daí nasceu o Receitas da Vovó Fatima, para termos nosso novo caderninho virtual  só que virtual, o que facilita a minha vida e da minha irmã e ainda consigo espalhar as receitas dela pelo mundo.

Então fique a vontade, que esse espaço é super familiar, todas as receitas aqui são feitas nas nossas casas, a maioria delas pela minha Mãe, que quando não estou presente para copiar, ela simplesmente me manda audio e fotos dos pratos.

Você vai encontrar também receitas minhas e da minha irmã, do mesmo jeito que fazíamos com o caderninho azul. Também vai ver algumas receitas bonos, dos Genros e dos Netos…(risos).

Obrigada Mãe por Tudo, obrigada por nos passar esse amor pela cozinha, pela comida. Obrigada por tantos dias inteiros cozinhando para a Nossa Família.

Te amo muito Minha Mãe e espero que sinta orgulho de ver suas receitas feitas com tanto amor, entrando na casa das pessoas pelo Brasil , pelo Mundo e aquecendo o coração deles, da mesma maneira que sentíamos quando cozinhávamos e colocávamos nossas receitas no Caderninho Azul (que sua História nunca morra).

Amanda Oliveira.