Como fazer Cuscuz Nordestino Salgado

Compartilhe seu amor

 

Como fazer cuscuz nordestino salgado

Ingredientes

  • 500 gramas de Milharina
  • 1 colher de sal
  • 1 xícara de água
Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo de Cozimento 25 minutes
Tempo Total 30 minutes
Prato Receitas Especiais
Cozinha Mexican
Porções 8 servings
Calorias 240 kcal

Ingredientes
  

  • 500 gramas de Milharina
  • 1 colher de sal
  • 1 xícara de água

Instruções
 

  • Em uma tigela, coloque a Milharina e tempere com sal.
  • Em seguida vá adicionando água aos pouquinhos e mexendo bem com as mãos mesmo.
  • A Milharina tem que ficar úmida, até o ponto de uma paçoca, quando apertá-la com a mão.
  • Pegar uma cuscuzeira, colocar água no fundo, um pouco abaixo da marca da cuscuzeira, colocar a divisória furadinha (essa minha o fundo é solto) e por o cuscuz.
  • Não precisa apertar. Tampar e deixar cozinhando por cerca de 25 minutos.

Esta é uma receita de Como fazer cuscuz nordestino salgado, e rápida. Adoro fazer para meus Netos tomarem café aos finais de semana.

Esse aqui fizemos na casa da minha filha, no último feriado, a foto foi meu genro que tirou, ficou incrível, neh? 

O mais legal é que montamos o Cuscuz Salgado neste prato, e colocamos a Carne seca de dois jeitos, ela em cubinhos e ela Fatiada. 

Como fazer cuscuz nordestino salgado

De um lado do prato está com ela fatiada e do outro está ela em cubinhos. O mais legal é que na hora de comer, meus netos ficaram escolhendo qual eles gostaram mais e queriam comer, rs, crianças!

Mas esse cuscuz fica incrível, servido ovos e com carne seca! Faz e me diz o que achou, tá! 

Receita de Cuscuz Nordestino

Essa receita de Cuscuz, fiz para uma cuscuzeira média. Se você não tiver uma cuscuzeira, dá para fazer também. Não vai deixar de ter um café da tarde super gostoso com a criançada, por falta de um tipo especifico de panela.

A gente sempre pode improvisar, mais abaixo mostro como vc pode fazer esse cuscuz nordestino sem perder o sabor. 

Essa receita é uma verdadeira receita de cuscuz nordestino, meu marido é Pernambucano e ele come isso rezando e dizendo que é igual ao de Mainha! Risos.

Bom, vamos a receita agora!

Ingredientes

500 gramas de Milharina

1 colher de sal

1 xícara de água

Como preparar o Cuscuz Nordestino Tradicional

Em uma tigela, coloque a Milharina e tempere com sal.

Em seguida vá adicionando água aos pouquinhos e mexendo bem com as mãos mesmo.

A Milharina tem que ficar úmida, até o ponto de uma paçoca, quando apertá-la com a mão.Como fazer cuscuz no ponto certo

Pegar uma cuscuzeira, colocar água no fundo, um pouco abaixo da marca da cuscuzeira, colocar a divisória furadinha (essa minha o fundo é solto) e por o cuscuz.

Não precisa apertar. Tampar e deixar cozinhando por cerca de 25 minutos.

Como Utilizar a Cuscuzeira

Geralmente encontramos dois tipo de cuscuzeira, uma que é uma peça inteira, mas tem uma divisória, e temos o modelo que são duas peças uma que encaixa na outra.

Lógico que você também pode encontrar outros modelos, como os de barro, por exemplo.

Mas falando dos tradicionais, a idéia é sempre a mesma, é por a água na parte de baixo e o cuscuz na parte de cima, é bom utilizar uma tampa também, para cozinhar bem o cuscuz por completo.

E és isso não tem muito segredo, é só não deixar o cuscuz ter contato direto com a água que dará certo.

Como fazer Cuscuz sem cuscuzeira

Tem como fazer cuscuz sem a cuscuzeira? Tem sim, vou te ensinar 3 maneiras de fazer cuscuz sem cuscuzeira, veja como acha mais simples fazer na sua casa.

Utilizando escorredor de macarrão

Forra um pano de prato limpo num escorredor de macarrão e coloque a massa do cuscuz, apoie a cuscuzeira na boca de uma panela, de tamanho compatível com o escorredor. 

É bom colocar o pano de prato, pq o furo do escorredor de macarrão é maior que o da cuscuzeira, logo se você não colocar o pano, pode vazar um pouco de cuscuz.

Mas se os furos forem pequenos, pode colocar direto, assim garante um formato bonito.

Utilizando uma Peneira 

Cuscuz sem cuscuzeira na peneira

Se você tiver uma peneira que aguente calor, como é o caso dessas de metal ou silicone para altas temperaturas, coloque um pano para não entupir todos os buracos da sua peneira peneira e para que a massa do cuscuz não fique muito húmida pelo excesso de vapor. 

Mas tome cuidado para que a peneira não encoste na água, escolha uma panela que tenha a boca com tamanho apropriado para a sua peneira, sobrando espaço no fundo.

Utilizando um Prato 

Cuscuz sem cuscuzeira no prato

Coloque a massa toda em um prato e aperte bem a massa do cuscuz, pode ser com a mão mesmo, para ficar tudo bem juntinho. Agora coloque um pano de prato limpo por cima do cuscuz. 

Levante o prato e amarre bem apertado as pontas no fundo do prato. Com o pano amarrado bem apertadinho, para o cuscuz não desmanchar todo, vire o prato para baixo e coloque sobre a borda da panela.

Como fazer o cuscuz durinho 

Se a ideia é servir um cuscuz mais firme com ponto de corte, sem esfarelar todo. Acrescente a esta receita uma colher cheia de polvilho doce.

O Polvilho vai criar uma liga no cuscuz e você consegue cortar com a faca para servir. Só espere esfriar um pouquinho, porque quente ele ainda pode soltar um pouco.

O que é bom para comer com Cuscuz

O mais legal dessa receita, é que você pode variar tanto com o que servir, como na apresentação do prato. O cuscuz é um prato muito versátil.

Você consegue serví-lo de diversas maneiras e vou colocar algumas opções aqui, para esse versão salgada. 

Cuscuz com ovo e Carne Seca

Como na foto, dessa vez escolhemos servir o cuscuz com ovos e carne seca Frita. Como preparar. 

Os ovos mexidos, preparo eles bem molinhos, vou por a receita aqui para vocês. A carne seca, essa eu comprei dessalgada já, mas você pode dessalgar ou deixando de molho em água de um dia para o outro, trocando a água de vez em quando ou fervendo a carne seca. 

Depois eu frito a carne seca na manteiga com cebola.

Também sempre deixo um pote de manteiga na mesa, para quem quiser colocar um pouco em  cima do cuscuz ainda quente. Hum, a manteiga derretendo…

Cuscuz com Leite de Coco 

Essa é especial do meu marido, e é bem simples. Só ferver o leite e o Leite de Coco juntos, despejar no cuscuz, ele coloca ainda quente, deixa descansar uns minutinhos e é so comer. 

Cuscuz com Queijo

Utilizando essa mesma receita, você consegue colocar cubinhos de queijo e misturar junto com a massa, pode ser queijo branco, mussarela, dependo do seu gosto.

Minha filha gosta de por queijo branco quando faz, fica muito bom!

Cuscuz na Salada

Sim, na salada mesmo, esquisito para mim, mas minha filha, passou 2 meses na Holanda e hoje mora na Inglaterra e disse que é muito comum comer salada com cuscuz e ela acostumou.

Ela tem uma vida super saudável e só come comida natural, ai chega aqui em casa com muitas novidades.

Ela explica que a textura é diferente, mas o sabor é parecido, apesar dela gostar mais do que utilizamos aqui.

Como ela prepara? Ela faz o cuscuz e coloca ele soltinho no fundo de pote individual de vidro, aí ela coloca as folhas cortadas por cima, como se estivesse fazendo camadas. 

Depois ela coloca, coisas como cogumelos refogados na manteiga, tomate cereja… Joga um molho de mel com mostrada e vinagre de maçã. 

Pior que fica uma delícia! Risos.

Farofa de cuscuz

Você pode usar sua imaginação, e refogar vários tipos de legumes, como pimentões, abobrinha ou linguiças ou salsicha e fazer uma super farofa.

Até mesmo para as receitas de farofa de Natal, você pode fazer acrescentando castanhas, passas, ameixa seca. Dá para usar a criatividade.

Espero que tenham gostado, se você serve o cuscuz de uma maneira diferente compartilha aqui com a gente. Beijos da Vovó Fatima e até a próxima receita.

Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avalie se gostou - Beijos da Vovó