Ingredientes
Ingredientes para o Creme
- 5 Ovos Grandes
- 1 xícara de áçucar 200 gramas
- 2 Potes de Queijo Mascarpone mais ou menos 800 gramas
- 1 Dose de Vinho Marsala
- 1 300 ml de creme de leite fresco ou 1 lata de creme de leite (sem o soro) O creme de leite fresco endurece bem mais fácil que o creme de leite da lata.
Ingredientes para a base de bolachas
- 2 Copos de Café pronto bem Forte mais ou menso 10 colheres cheias de pó para 2 copos de 250 ml
- 1 Dose de Vinho Marsala
- 2 Colheres de Cacao 100% em pó
- 1 Colher de açúcar de preferência Demerara
- 500 Gramas de bolacha Champagne
Ingredientes para Finalizar a Torta Tiramisu
- Cacao em pó suficiente para polvilhar 2 colheres aproximadamente
Ingredientes
Ingredientes para o Creme
- 5 Ovos Grandes
- 1 xícara de áçucar 200 gramas
- 2 Potes de Queijo Mascarpone mais ou menos 800 gramas
- 1 Dose de Vinho Marsala
- 1 300 ml de creme de leite fresco ou 1 lata de creme de leite (sem o soro) O creme de leite fresco endurece bem mais fácil que o creme de leite da lata.
Ingredientes para a base de bolachas
- 2 Copos de Café pronto bem Forte mais ou menso 10 colheres cheias de pó para 2 copos de 250 ml
- 1 Dose de Vinho Marsala
- 2 Colheres de Cacao 100% em pó
- 1 Colher de açúcar de preferência Demerara
- 500 Gramas de bolacha Champagne
Ingredientes para Finalizar a Torta Tiramisu
- Cacao em pó suficiente para polvilhar 2 colheres aproximadamente
Instruções
Preparando o Creme base de Mascarpone
- Prepare as panelas para banho Maria e já as panelas com água no fogo para ferver. (Coloquei água no fundo de uma panela e um escorredor apoiado nas bordas, para quando colocar a tigela com o creme, ela não tenha contato com a água).
- Em uma tijela plástica ou de vidro, bata bem os Ovos e o Açúcar por 5 minutos (vai ficar bem cremoso)
- Leve a tigela para o Banho Maria e continue batendo por mais 5 minutos (não deixe a água do banho maria encostar no fundo da tigela).
- Tire do banho maria, bata mais um pouco para esfriar e acrescente o Marsala.
- Acrescente o Queijo Mascarpone e Misture bem.
- Em uma tigela a parte, bata o Creme de Leite puro.
- Bata até ele começar a fazer ondas não deixe muito duro, para ficar fácil misturar. (O creme de leite fresco endurece bem quando batido, mas se bater muito ele chegar a virar manteiga, quando começa a ganhar forma, pode parar de bater, já o de lata sem o soro, não endurece tanto, o creme fica um pouco menos firme que com o fresco).
- Misture o Creme de leite batido ao nosso Creme de Ovos com Mascarpone, bem delicadamente para ficar bem aerado.
- Leve o creme base para a Geladeira por 1 Hora.
Preparando a base de Bolacha
- Prepare o Café bem forte e transfira para um pote e espere esfriar.
- Misture o Marsala
- Acrescente o açúcar
- Adicione o cacao em pó e mexa bem até soltar as bolhinhas de cacao.
Montando o Tiramisu
- Molhe as bolachas na mistura de café bem rapidamente. (É um mergulho bem rápido, para não encharcar demais as bolachas).
- Forre todo o fundo da Travessa
- Faça camadas alternadas de bolacha e creme (duas camadas de cada, começando com bolacha, terminando com creme).
- Polvilhe Cacao em Pó sobre toda a torta tiramisu
- Cubra com plástico filme. Leve a geladeira por 3 dias antes de consumir (preferêncialmente).
- Servir sua torta Tiramisu depois de 3 dias de geladeira. Depois de 3 dias o sabor da torta fica mais acentuado, o creme fica mais encorpado e as bolachas mais macias e com a umidade no ponto certo.
Equipamento
- Batedeira
- Panela para banho maria
- Travessa Grande
Hoje a receita vai ser da melhor Torta Tiramisu Original da Italia que você vai provar!!! Essa receita foi feita pela minha filha e meu genro, para por aqui no site.
Mas antes de começarmos a explicar a receita, vou contar porque ela é a melhor e a mais Original que você pode reproduzir na sua casa e o que os levou a chegar nessa receita.
A história é um pouco longa, se não quiser ler tudo isso, não tem problema, pode pular direto para a Receita.
A História por trás dessa Receita de Tiramisu
Para começar, esse é doce favorito do meu genro e minha filha também ama muito essa sobremesa italiana. Desde a primeira vez que eles comeram na Vila Olimpia, os dois decidiram ir em busca do melhor Tiramisu, na cidade de São Paulo, que é onde eles moravam na época.
Depois de testarem em muitos restaurantes italianos da cidade, vários no Bixiga, em Moema, Jardins…
Na opinião deles o resultado foi (eles estão me ajudando a contar a história para vocês):
1º Tiramissu Perfeito
Acharam um que eles elegeram como melhor Tiramisu, feito com queijo Mascarpone, medida certa de açúcar e tudo mais na no Restaurante Casa Santo Antonio, na Chácara Santo Antônio.
2º Tiramisu Perfeito
Com 1 ano e meio de Casados eles mudaram para o México e começaram a busca outra vez por lá, risos. Procuraram muitos por Colonia Condesa, San Angel, Santa Fé…
Foram comendo Tiramisu em todo restaurante italino que encontravam na Cidade de México e alguns fora da Cidade, encontraram o melhor em um restaurante Italiano no Centro Comercial Antara, em Polanco, o restaurante fechou, um pouco antes de eles se mudarem de lá.
3º Tiramisu Perfeito
É agora que chegamos a receita que vamos ver hoje!
Minha filha e meu genro se mudaram para Londres e já estavam quase decididos a voltar a procurar pela Torta Tiramisu perfeita.
Mas acontece que fizeram amizade com um grupo de Italianos em Londres e aí conseguiram a receita de uma Nonna Italiana que pelo que dizem, faz uma comida italiana que é maravilhosas. Então eles pegaram a receita e reproduziram em casa.
E sim, o resultado foi ainda melhor que dos outros restaurantes que eles já tinham atestado como um Tiramisu Perfeito. E por isso pedi para que eles colocassem a receita aqui para vocês aprenderem também. Coisa boa tem que ser compartilhada!
Receita de Torta Tiramisu da Nonna
Agora que já viram que se seguirem o passo a passo terão um Tiramisu Original Italiano para servir para seus convidados, vou tentar detalhar o máximo que conseguir essa receita.
De qualquer maneira, se achar que é muita informação, embaixo deixo a versão simplificada dela, com as fotos.
Ingredientes
Vamos começar a ver e preparar os ingredientes que usaremos para nossa sobremesa, vou colocar os ingredientes tradicionais e algumas opções de substituição caso você seja mais fácil para você encontrar.
Como sempre digo, só tente usar ingredientes bons que isso faz toda diferença no resultado final.
Ovos – 5 unidades Grandes
A base da nossa receita é um creme de ovos, para o tiramisu tradicional, não tem substituição para este ingrediente e um dos mais importantes, basicamente.
A cor do creme vai depender básicamente da cor da gema e o sabor, vai depender da qualidade do ovo que estiver usando. Se conseguir ovos orgânicos melhor.
Açúcar – 1 xícara de chá
A quantidade de açúcar é bem importante, segue a quantidade da receita, porque se você deixar o Tiramisu muito doce, acaba que você não percebe o sabor dos ingredientes que usou.
Vira tudo uma coisa só, não vai ficar ruim se ficar doce demais, mas não vai ficar tão saboroso como poderia ser. Melhor deixar com menos açúcar do que com muito.
Mascarpone – 2 Potes (400 gramas cada)
O queijo mascarpone faz dessa receita, a verdadeira e tradicional receita de Tiramisu Original Italiano. Sem o Mascarpone nossa sobremesa perde a graça. (Na nossa opinião, claro).
Tem substituto para o Mascarpone? Se você realmente não encontrar queijo ma Mascarpone para comprar e ainda sim quiser fazer a receita, utilize o Cream Cheese (queijo cremoso) de sua preferência.
Uma opção fácil é o queijo Philadelphia, o gosto é um pouco diferente, mas vai dar a textura que precisamos.
Vinho Marsala – 1 dose
O vinho Marsala é um vinho de sobremesa, bem doce e mais licoroso, também deixa essa receita com um gostinho ainda maior da boa comida Italiana.
Dá para substituir o Marsala? Se não encontrar para comprar, pode substituir por Vinho do Porto ou por algum licor de café. Saí um pouco do Tiramisu Original, mas fica tão bom quanto.
NOTA: Se preferir trocar o Marsala por licor, prove o licor antes de colocar e veja se gosta do sabor, um licor ruim estragará sua sobremesa completamente.
Creme de Leite – 1 lata
Vamos utilizar creme de leite junto com a base de ovos e Mascarpone. Mas vamos usar o creme de leite fresco ou o de lata sem soro que é mais consistente que o da caixinha.
O creme de leite pode ser substituído? Minha filha e o meu genro, nunca tentaram fazer, mas vendo o resultado final, eu acredito que dá para usar requeijão de copo.
NOTA: Como nunca fizemos com requeijão é arriscado tentar. Prefira o creme de leite fresco.
Café – 2 copos (500 ml de água + 10 colheres de pó)
Pode parecer que não tem preocupação com relação a ao café não é mesmo? Mas para quem toma café sem açúcar sabe que cada marca de café tem seu gosto característico (eu não gosto de café).
O açúcar mascara completamente o sabor dele, então prove sem.
Para minha filha e meu genro o gosto do café é uma preocupação na hora de preparar essa receita, então antes de colocar o café na sua receita, tenha certeza que o pó é bom e você realmente gosta do sabor.
Algumas marcas que eles indicam usar, mas como sempre vai do seu gosto: Café Brasileiro e Café Pilão, se conhecer ou for fácil para você comprar tem as Marcas Italianas, Lavazza (Golden ou Vermelho) e o café Illy, assim você realmente consegue um Original.
Chocolate em pó- 5 colheres de sopa
Vamos usar o chocolate em pó em dois momentos da nossa receita. Na verdade é o Cacao 100% que vamos utilizar (em São Paulo sabemos que a marca mais conhecida é o chocolate do Padre, Nestlé).
Duas colheres de sopa do chocolate em pó vamos usar para misturar com o café e 3 colheres vamos usar para polvilhar por cima da torta tiramisu, para finalizar e ficar igual ao da foto.
Bolacha de Champagne – 500 gramas
A bolacha de champagne vai servir para fazer as camadas da Nossa Torta Tiramisu, mais fácil do que fazer uma massa Pan de Ló. E o resultado fica excelente.
Na receita da Nonna Italiana, ela diz que só faz o Pan de Ló quando está com tempo e esqueceu de comprar as bolachas. Então na nossa receita vamos com o Tiramisu Fácil, com bolachas mesmo.
PULAR para a RECEITA
Preparando o Tiramissu
Lendo esse tanto de informação, parece complicado fazer a receita, mas fica tranquilo que não é. Seguindo o passo a passo a primeira vez, você vai ficar mestre em fazer.
E quando terminar de fazer, vai ver que foi rápido fazer o Tiramissu Original e fácil. Vou continuar detalhando bem para que caso tenha dúvida consiga voltar aqui e reler.
Preparando o Creme de ovos
- Primeira coisa que vamos fazer é preparar panelas de banho maria para bater o nosso creme base (Como não temos uma panela própria para banho maria, vou colocar um escorredor de metal de Macarrão na Borda da Panela com água no fundo).
Vou levar ao fogo para ferver a água enquanto preparamos a massa. O escorredor de metal vai servir de suporte para a nossa tigela plástica, que não pode encostar na água. (tem uma foto mais abaixo de como montamos).
- Em uma tigela coloque os ovos e o açúcar e bata bem até crescer bastante a mistura (mais ou menos 5 minutos batendo com a batedeira)
- Agora vamos colocar essa tigela com o nosso creme de ovos para aquecer em banho maria, (vamos colocar no escorredor de macarrão que preparamos e mostramos na foto, mas você pode usar sua panela de banho maria, se tiver) e vamos voltar a bater por mais 5 minutos.
- Depois desse tempo batendo você vai perceber que o creme vai ficar bem mais consistente, tire do banho maria e bata mais um pouco para esfriar.
Acrescentando o Mascarpone
- Acrescente O queijo Mascarpone e a Marsala e misture bem até ficar homogêneo. O mascarpone vai dar mais consistência ao nosso creme e o gostinho do Tiramisu Original, pode misturar com a batedeira mesmo.
Preparando o Creme de leite
- Em uma tigela a parte, coloque o creme de leite e bata até começar a formar desenhos ou ficar parecendo ponto de suspiro. (Não deixe muito duro, pare quando começar a criar consistência e formar ondas, para ficar fácil mesclar com o creme de ovos).
- Com o creme de leite batido vamos misturá-lo muito delicadamente com o nosso creme base. (misture lentamente e levemente para que fique um creme mais aerado).
- Leve essa mistura para a Geladeira por mais ou menos 1 hora.
Mistura de Café
Agora com o nosso creme na geladeira vamos começar a preparar o café, para dar tempo dele esfriar e misturarmos os ingredientes que utilizaremos para molhar as bolachas.
- Prepare um Café bem Forte e bem concentrado e coloque para esfriar.
- Quando o café estiver frio ou morninho, acrescente o Marsala, o Cacao em pó e o Açúcar. Mexa bem para desafazer as bolinhas de cacao.
Montando a Torta Tiramisu
Passado uma hora do nosso creme na geladeira e com a mistura de café pronta e fria, vamos a montagem do tiramisu. Para essa receita utilize uma travessa Grande.
- A primeira coisa que vamos fazer é montar uma camada de bolacha umedecida na mistura de café. (Mergulhe bolacha por bolacha muito rapidamente no líquido, menos de 1 segundo).
- Forramos todo o fundo da travessa com as bolachas.
- Agora vamos pegar o creme que está na geladeira e vamos por uma camada generosa sobre a cama de bolachas.
- Fazemos mais uma vez o mesmo processo, para termos duas camadas de biscoito e duas camadas de creme.
- Por cima da última camada de creme, vamos polvilhar chocolate em pó sobre toda a torta com a ajuda de uma peneira (pode caprichar nesse chocolate).
Dicas da Nonna Italiana
Faça a receita do seu Tiramisu Original pelo menos 2 dias antes de servir para seus convidados. Assim os sabores vão se mesclando e o liquido das bolachas vão incorporando e as bolachas vão ficar super macias.
Minha filha e meu genro, gostam de fazer com 3 dias de antecedência. O mais legal é que até a cor do doce muda o marrom dica ainda mais intenso.
Também dá para ver como as bolachas ficam fofinhas e suculentas. Fica incrível mesmo!
Se levarmos em consideração que bolo é sempre melhor no dia seguinte, esperar para comer esse tiramisu mágico, faz sentido.
Como armazenar
Se for manter na geladeira, O Tiramisu Original leva queijo mascarpone, que estraga rápido, então não espere mais do que esses três dias para comer. Pode acabar estragando e dando dor de barriga.
Congelando
Se for congelar, separe em porções para não precisar ficar descongelando tudo e congelando outra vez. Deixe descongela em temperatura ambiente, pode por no microondas também, só não sei ainda por quanto tempo. por que não fizemos.
Espero que tenham gostado da Receita, faz na sua casa e deixa um comentário aqui para eu saber o resultado, juro para vocês que não é tão complicado quando parece, faz a primeira vez e vai ver que é uma receita de torta Tiramisu fácil.
Os únicos problemas dela são que demora para poder comer e ela acaba.
Beijos da Vovó para vocês meus lindos! Fiquem com Deus e até a próxima receita!
Olá!!! Estou em busca da receita perfeita de Tiramissú tb…rsrs já fiz algumas receitas mas ainda não gostei do ponto docreme; as que eu fiz não ficaram muito firmes então continuo a busca.
Vi essa receita e acho que estou chegando lá… mas fiquei com uma dúvida: O creme de leite de latinha, mesmo sem o soro vai engrossar ao bater? Eu acho que não, p/ firmar não teria que ser um creme de leite fresco? Amanhã vou fazer, tenho um na geladeira e vou esperar 2 dias conforme outra dica sua.
Ahhh… eu faço o mascarpone em casa, aqui aonde moro não encontro com facilidade pra comprar e qdo encontro, o preço é assustador…rsrs
Oi Ana Maria, com o creme de leite fresco é mais fácil chegar no ponto certo mesmo, o de latinha encorpa bem menos, mesmo tirando o soro (para tirar o soro eu geralmente deixo a latinha na geladeira, que o creme separa fácil do soro) dá para fazer com o de latinha também, mas o creme vai ficar um pouco mais mole! Obrigada por mandar sua dúvida!
Espero que vc consiga chegar no Tiramisu perfeito aí na sua casa! Estou impressionada que você mesma faça seu Mascarpone! Que legal! Se morasse perto de você ia pedir para fazer um pouco para mim, para eu provar!
Beijos, fica com Deus!
In the present day uncertain society, safeguarding your valuables is paramount to ensure a sense of security. A primary the most effective ways to secure your belongings is by committing in a premium safe. From crucial documents to precious jewelry, a safe provides a protected storage solution for items of considerable value.
One of an essential consideration to think about when acquiring a safe is its level of security. High-security safes are equipped with advanced locking mechanisms, such as fingerprint scanners or digital keypads, to deter unauthorized access. Additionally, the construction of the safe plays a critical role in its security features. Look for safes made from resilient materials like steel or alloy, which offer protection against tampering and break-ins.
Regular maintenance of your safe is also vital to ensure its continued effectiveness. This includes regular inspections to check for signs of wear and tear, as well as lubricating the locking mechanism to keep it operating smoothly. It’s also vital to keep the interior of the safe clean and free from dust and debris, as this can affect its performance over time.
Furthermore, think about the placement of your safe within your home or business. Select a location that is discreet yet easily accessible for authorized users. Avoid placing the safe in areas prone to water damage or extreme temperatures, as this can harm its contents.
In conclusion, owning a safe is not just about having a secure place to store your valuables; it’s about taking proactive steps to protect what matters most to you. By committing in a high-quality safe and properly maintaining it, you can ensure the safety and security of your belongings for years to come.
Best safe showroom Scottsdale – [Link deleted]